(65) 4052-9101
/drbrunospadoni
@drbrunospadoni
(65) 98161-2800

Manual do Paciente

Este espaço é reservado para tirar as dúvidas do paciente e funciona como uma espécie de manual, onde a resposta as perguntas mais frequentes sobre cada procedimento será respondida, servindo como parte da orientação pré cirúrgica.

Caso ainda restem dúvidas após a leitura do documento correspondente ao procedimento da sua cirurgia, consulte o Dr. Bruno Spadoni Neto e fique a vontade para saber mais e sentir-se bem orientado a respeito.


Cirurgia plástica envolve muitas escolhas a primeira e mais importante é selecionar o cirurgião em quem confiar.

Escolhendo um cirurgião membro da SBCP assegura que você selecionou um médico que:

  • Completou um treinamento em cirurgia de no mínimo cinco anos, sendo três de deles em cirurgia plástica.

  • Está treinado para realizar todo tipo de cirurgia plástica.

  • Está submetido a um código estrito de ética.

  • Apenas opera em instalações médicas credenciadas.

Cirurgiões membros da SBCP são seus parceiros em cirurgia plástica, seja reconstrutiva ou cosmética.

Além da certificação de médico, procure as afiliações do cirurgião que vai escolher. A categoria de membro da SBCP insere o cirurgião dentro da elite da cirurgia plástica.

A SBCP promove educação continuada focada em cuidados aos pacientes e a procura pela segurança destes. A sociedade também oferece aos pacientes a possibilidade de conhecer os únicos profissionais qualificados a realizar a sua cirurgia plástica.

A escolha de um cirurgião qualificado é um primeiro passo na segurança de que a cirurgia pode satisfazer as suas expectativas.

Antes de uma cirurgia é necessário uma investigação médica completa, que inclua testes diagnósticos. Parte desta investigação inclui:

  • História médica completa, doenças, cirurgias anteriores e presença o não de alguma complicação;

  • Existência de algum tipo de alergia e tipo de reação às anestesias anteriores;

  • Medicações de uso regular, vitaminas, suplementos de ervas, álcool, tabagismo e outras drogas;

  • Anticoncepcionais Orais;

Recomendações cirúrgicas são bastante importantes, tais como:

  • Parar de fumar;

  • Suspender certas medicações que poderiam aumentar o risco de sangramento;

  • Como será feita a cirurgia ? Onde?

No dia da cirurgia, não se esqueça do jejum:

  • Não ingerir alimentos, bebidas ou quaisquer líquidos.

O correto seguimento das medidas pós-operatórias é fundamental para o sucesso da sua cirurgia. Lembre-se ainda de seguir as recomendações relacionadas aos curativos em casa e não se exponha ao sol.

A decisão é pessoal. Só você pode decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis. O cirurgião tem a obrigação de explicar-lhe com detalhe os riscos associados à cirurgia. Por esse motivo é necessário sua autorização por escrito no termo de consentimento informado e esclarecido para assegurar um correto entendimento da cirurgia a qual você será submetido.

Sinta-se livre para fazer perguntas. É natural sentir ansiedade, seja pela emoção/ entusiasmo pelo seu novo visual ou pelo estresse pré-operatório.

A sua parceria com o cirurgião não acaba quando termina a cirurgia. A relação deve continuar, mesmo porque os resultados da maioria dos procedimentos plásticos cirúrgicos são permanentes, porém podem ocorrer mudanças com o passar do tempo. Por isto as visitas regulares de seguimento da cirurgia são tão importantes.

SEGURANÇA DO PACIENTE

A evolução da cirurgia plástica nos últimos anos é incontestável. Paralelamente há uma crescente procura e conseqüente aumento no número quantitativo de cirurgias. O avanço tecnológico contribui para o incremento das opções a serem consideradas. Ao passo que a cirurgia plástica pode melhorar aspectos do corpo e da vida, existem riscos que não podem ser desprezados.

Certifique-se de que suas expectativas são realistas e pesquise antes de optar pela cirurgia.